terça-feira, 14 de abril de 2020

Exercícios sobre Tipos de Reprodução (Até o estudo dos animais ovíparos, vivíparos e ovovivíparos)


1- Sobre as formas de reprodução, responda.

a) Diferencie os termos reprodução assexuada e reprodução sexuada.

b) Quais as vantagens e desvantagens da reprodução assexuada e da reprodução sexuada?

2- Observe o quadro a seguir.

Animal 1
Reprodução assexuada por fissão.
Animal 2
Reprodução sexuada, com fecundação cruzada e externa.
Animal 3
Reprodução sexuada, com fecundação cruzada e interna.
Animal 4
Reprodução assexuada por brotamento.

a) Cite uma vantagem e uma desvantagem do tipo de reprodução realizada pelos animais 1, 2, 3 e 4.

b) Escreva o nome de um animal que possa se encaixar nos grupos 1, 2, 3 e 4.

3- Leia as afirmativas a seguir.

I- Algumas espécies de tubarão depositam seus ovos no ambiente no interior de cápsulas denominadas bolsas de sereia. Nessas espécies, o embrião obtém nutrientes do ovo.

II- Já em outras espécies de tubarão, os embriões são mantidos no interior do corpo da fêmea, que lhes fornece os nutrientes necessários ao desenvolvimento.

Ø  Caracterize as espécies de tubarão descritas como ovíparas ou vivíparas e explique cada processo reprodutivo.

4- Considere uma vaca, uma pata e uma rã. Todos esses animais realizam reprodução sexuada, entretanto, ela se difere em alguns aspectos fundamentais. Caracterize cada animal quanto ao tipo de fecundação e de desenvolvimento do embrião que apresentam.

5- As fêmeas de espécies de chimpanzé geralmente produzem apenas um filhote, o qual tem grande probabilidade de atingir a vida adulta. Determinadas espécies de peixes liberam muitos gametas na água que possuem menor probabilidade de atingir a vida adulta.

a) Qual é o tipo de fecundação que ocorre em cada animal citado no texto? Explique.

b) Como esses animais são classificados quanto ao desenvolvimento do embrião? Explique e aponte as vantagens e as desvantagens desse tipo de classificação.

6- Um meio de cultura esterilizado e nutritivo foi semeado com bactérias. Houve um aumento do número delas, em seguida, uma estabilização na quantidade de indivíduos, e, posteriormente, redução da população. Durante o experimento, a temperatura foi mantida constante.

a) Explique o motivo (processo) do aumento exponencial do aumento do número de bactérias.

b) Escreva uma hipótese para a estabilização e redução da população de bactérias.

7- Leia o texto a seguir.

Tudo bem retirar a parte mofada do alimento e comer o resto?

[...]
Quando encontramos alimentos mofados, muitas vezes somos capazes de ver apenas a parte superficial dos fungos. Mas esses seres vivos possuem também hifas, que são estruturas que se fincam fundo nos alimentos, como raízes.
Por isso, apenas retirar as partes visíveis do mofo pode não ser o suficiente para se livrar do risco que eles representam. Além disso, o desenvolvimento de mofos é frequentemente acompanhado de bactérias, ou seja, a presença de um é indício do outro.
[...]


a) Podemos nos alimentar de produtos mofados se retirarmos a parte do mofo? Justifique com base nos nossos estudos.

b) Explique como o fungo bolor se reproduz.

8- Assista o vídeo no link a seguir.


Ø  Qual é a relação desse vídeo com a matéria que estamos estudando (Tipos de Reprodução)?



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