1- Sobre as formas de reprodução, responda.
a) Diferencie os termos reprodução
assexuada e reprodução sexuada.
b) Quais as vantagens e desvantagens da reprodução assexuada e da
reprodução sexuada?
2- Observe o quadro a seguir.
Animal
1
|
Reprodução
assexuada por fissão.
|
Animal
2
|
Reprodução
sexuada, com fecundação cruzada e externa.
|
Animal
3
|
Reprodução
sexuada, com fecundação cruzada e interna.
|
Animal
4
|
Reprodução
assexuada por brotamento.
|
a)
Cite uma vantagem e uma desvantagem do tipo de reprodução realizada pelos
animais 1, 2, 3 e 4.
b)
Escreva o nome de um animal que possa se encaixar nos grupos 1, 2, 3 e 4.
3-
Leia as afirmativas a seguir.
I-
Algumas espécies de tubarão depositam seus ovos no ambiente no interior de
cápsulas denominadas bolsas de sereia. Nessas espécies, o embrião obtém
nutrientes do ovo.
II-
Já em outras espécies de tubarão, os embriões são mantidos no interior do corpo
da fêmea, que lhes fornece os nutrientes necessários ao desenvolvimento.
Ø Caracterize as espécies de tubarão
descritas como ovíparas ou vivíparas e explique cada processo reprodutivo.
4-
Considere uma vaca, uma pata e uma rã. Todos esses animais realizam reprodução
sexuada, entretanto, ela se difere em alguns aspectos fundamentais. Caracterize
cada animal quanto ao tipo de fecundação e de desenvolvimento do embrião que
apresentam.
5-
As fêmeas de espécies de chimpanzé geralmente produzem apenas um filhote, o
qual tem grande probabilidade de atingir a vida adulta. Determinadas espécies
de peixes liberam muitos gametas na água que possuem menor probabilidade de
atingir a vida adulta.
a)
Qual é o tipo de fecundação que ocorre em cada animal citado no texto?
Explique.
b)
Como esses animais são classificados quanto ao desenvolvimento do embrião?
Explique e aponte as vantagens e as desvantagens desse tipo de classificação.
6-
Um meio de cultura esterilizado e nutritivo foi semeado com bactérias. Houve um
aumento do número delas, em seguida, uma estabilização na quantidade de
indivíduos, e, posteriormente, redução da população. Durante o experimento, a
temperatura foi mantida constante.
a)
Explique o motivo (processo) do aumento exponencial do aumento do número de
bactérias.
b)
Escreva uma hipótese para a estabilização e redução da população de bactérias.
7-
Leia o texto a seguir.
Tudo bem retirar a
parte mofada do alimento e comer o resto?
[...]
Quando
encontramos alimentos mofados, muitas vezes somos capazes de ver apenas a parte
superficial dos fungos. Mas esses seres vivos possuem também hifas, que são
estruturas que se fincam fundo nos alimentos, como raízes.
Por
isso, apenas retirar as partes visíveis do mofo pode não ser o suficiente para
se livrar do risco que eles representam. Além disso, o desenvolvimento de mofos
é frequentemente acompanhado de bactérias, ou seja, a presença de um é indício
do outro.
[...]
Disponível
em <http://www.aldeianago.com.br/dicas-uteis/17180-tudo-bem-retirar-a-parte-mofada-do-alimento-e-comer-o-resto-por-andre-cabette-fabio-> acesso em 14 de abril de 2020.
a)
Podemos nos alimentar de produtos mofados se retirarmos a parte do mofo?
Justifique com base nos nossos estudos.
b)
Explique como o fungo bolor se reproduz.
8-
Assista o vídeo no link a seguir.
Ø Qual é a relação desse vídeo com a
matéria que estamos estudando (Tipos de Reprodução)?
Nenhum comentário:
Postar um comentário